segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dia Mundial da Atividade Física

O dia mundial de qualquer coisa ou é bem intencionado ou é mal intencionado, sendo que estes últimos têm como objectivo que se gaste dinheiro, são puramente comerciais. O exemplo mais crasso é o do dia dos namorados, que aliás se devia chamar de Dia do Namorado ou Me Ofereces Uma Prenda ou Amuo o Resto do Mês!

Os positivos servem, normalmente, para alertar que há algo a fazer, sendo que neste caso há de facto muito mais exercício físico por fazer. No entanto, desengane-se quem pensa que fazendo o dito cujo passa a ser uma pessoa saudável, ativa, dinâmica, melhor,etc. O problema está sobretudo na predisposição diária, no sedentarismo subcutâneo que se enraizou e passa de geração para geração através de mecanismos de aceitação social.

Não é difícil fazer o dito exercício físico, mas sim levantar cedo, comer um bom pequeno-almoço, dar o melhor no trabalho e na escola, almoçar de forma saudável, ter hobbies, cuidar dos filhos e dar-lhes atenção, participar como cidadão na nossa comunidade, saber divertir-se, etc.

Mas o que acontece a maior parte das vezes é o contrário: não se come pequeno-almoço, o trabalho é uma chatice, o almoço é no restaurante, a televisão e o facebook são os principais hobbies, os filhos também parecem ser um hobbie, o jantar é fast food, a política não interessa, etc.

Precisamos do Dia do Põe-te Bem e Tem Tino Nessa Cabeça

1 comentário:

  1. Tens toda a razão.

    Ainda para mais quando aquilo que se preconiza nos tais dias com objectivo positivo mais não deveriam ser do que uma atitude natural nossa... e não lembrarmo-nos de qualquer coisa (no caso, de incentivar a actividade física) apenas porque alguém se lembrou de 'reservar' um dia no calendário para isso.

    Ana

    ResponderEliminar