O
dia mundial de qualquer coisa ou é bem intencionado ou é mal
intencionado, sendo que estes últimos têm como objectivo que se
gaste dinheiro, são puramente comerciais. O exemplo mais crasso é o
do dia dos namorados, que aliás se devia chamar de Dia do Namorado
ou Me Ofereces Uma Prenda ou Amuo o Resto do Mês!
Os
positivos servem, normalmente, para alertar que há algo a
fazer, sendo que neste caso há de facto muito mais exercício físico
por fazer. No entanto, desengane-se quem pensa que fazendo o dito
cujo passa a ser uma pessoa saudável, ativa, dinâmica, melhor,etc.
O problema está sobretudo na predisposição diária, no
sedentarismo subcutâneo que se enraizou e passa de geração para
geração através de mecanismos de aceitação social.
Não
é difícil fazer o dito exercício físico, mas sim levantar cedo,
comer um bom pequeno-almoço, dar o melhor no trabalho e na escola,
almoçar de forma saudável, ter hobbies, cuidar dos filhos e
dar-lhes atenção, participar como cidadão na nossa comunidade,
saber divertir-se, etc.
Mas
o que acontece a maior parte das vezes é o contrário: não se come
pequeno-almoço, o trabalho é uma chatice, o almoço é no
restaurante, a televisão e o facebook são os principais hobbies, os
filhos também parecem ser um hobbie, o jantar é fast food, a
política não interessa, etc.
Precisamos
do Dia do Põe-te Bem e Tem Tino Nessa Cabeça
Tens toda a razão.
ResponderEliminarAinda para mais quando aquilo que se preconiza nos tais dias com objectivo positivo mais não deveriam ser do que uma atitude natural nossa... e não lembrarmo-nos de qualquer coisa (no caso, de incentivar a actividade física) apenas porque alguém se lembrou de 'reservar' um dia no calendário para isso.
Ana