segunda-feira, 15 de abril de 2013

Competir é bom


Ouço vezes e vezes sem conta a frase "eu cá não gosto de competir" e entra-me um calor na espinha que só me apetece dizer coisas feias. Mas aquilo que acabo por dizer é "tu não gostas é de perder pá!".

A sociedade ensinou os seus filhos a competir uns contra os outros e não com os outros. Dou o exemplo da escola: os pais incentivam os filhos a ter melhores notas que os colegas, mas não a melhor nota possível. Só um chega a melhor aluno da turma e mesmo esse quando lá chega atinge o seu objetivo e depois... luta para ser o melhor da escola e depois... luta para ser o melhor da faculdade e depois... continuará a lutar para ser o melhor até que apareça um bem melhor e depois... deixará de lutar!?
O problema deste processo é a criação de milhares de derrotados que queriam ser os melhores, e mesmo os vencedores irão ser derrotados qualquer dia!

Não seria melhor ensinar os nossos filhos a fazer o melhor possível, ajudando os colegas e sendo ajudados, tirando umas vezes notas melhores que os amigos e outras vezes piores. Isto é competir sem traumas e sem complexos. Toma lá da cá e embrulha!

Sem comentários:

Enviar um comentário